No Piauí, mais de 50 mil famílias ainda não atualizaram dados do Cadastro Único
Escrito por ADMIN em 11/11/2022
Termina hoje (11) o prazo para atualização de dados no Cadastro Único (CadÚnico), que possibilita o acesso à benefícios assistenciais, como o Auxílio Brasil. No Piauí, 53 mil famílias ainda não fizeram o procedimento e podem ter o pagamento do benefício suspenso.
O dado é o do gerente de transferência de renda da Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Sasc), Roberto Oliveira, que reforça a necessidade de manter as informações atualizadas.A atualização cadastral é obrigatória para os beneficiários que fizeram o procedimento pela última vez nos anos de 2016 e 2017.
“Nós tínhamos 190 mil famílias que deveriam fazer essa atualização e revisão cadastral no estado do Piauí. Hoje, nós recebemos o número que apontam que temos pouco mais de 53.700. São famílias que não atualizaram o cadastro nos últimos anos e também famílias que foram alvo de auditoria, que são as chamadas averiguações, onde nós cruzamos os dados e verificamos alguma inconsistência”, destacou.
As famílias podem realizar o procedimento nos Centros de Referência de Assistência Social (Crass), na capital e no interior do estado.
Segundo o Ministério da Cidadania, a atualização cadastral é fundamental para assegurar que as informações registradas na base do CadÚnico estejam de acordo com a realidade das famílias.
Além do Auxílio Brasil, o Cadastro Único é usado para programas como o Benefício de Prestação Continuada (BPC), a Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) e a ID Jovem.